Conab participa de atividades pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar
Dar visibilidade à agricultura familiar com foco na segurança alimentar e nutricional. Este é o objetivo do o Seminário Internacional Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Realizado nesta quarta-feira, o evento teve participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com a participação do diretor de Política Agrícola e Informações, João Marcelo Intini.
O diretor da Companhia ressaltou que o padrão alimentar mundial é um desafio para a agricultura familiar. Por esta razão, o debate sobre segurança alimentar deve envolver não apenas a questão da produção, mas também o abastecimento.
"Nós temos que nos conectar com setores que organizam o abastecimento, de modo que os circuitos de comercialização sejam menos custosos, danifiquem menos os alimentos e a gente perca menos os alimentos produzidos", afirmou. Segundo Intini, o padrão de perda de alguns produtos chega a 35%. "Políticas públicas de comercialização precisam ser atualizadas de forma a apresentar produtos de qualidade a preço baixo", ressaltou Intini.
Entre as políticas executadas pela Conab com esse objetivo está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Programa a apoia a comercialização da de produtos da agriculta familiar por meio da aquisição da produção, com dispensa de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 8 mil ao ano por organização de agricultores familiares.
Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede sócio-assistencial e também de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.
A agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos que são consumidos no planeta, que vão desde produtos in natura até os agroindustriais. No Brasil, existem mais de quatro milhões de estabelecimentos rurais desse tipo. Cerca de 75% da mão de obra empregada no campo atua na agricultura familiar, que mobiliza as economias locais. O setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira e 10% do PIB nacional.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais