Potiguaras da PB recebem subvenção pela venda de mangaba
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a fazer, na próxima semana, o pagamento de subvenção direta a 16 extrativistas de mangaba do interior paraibano, utilizando a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM-Bio), operada pela empresa. Pela primeira vez, a medida atende uma comunidade indígena, principalmente de mulheres da tribo Potiguara, no estado.
Na PGPM-Bio, os extrativistas recebem o pagamento de um bônus, desde que comprovem, por meio de nota fiscal, que venderam o fruto por um preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. A garantia de renda aos extrativistas visa colaborar com a preservação dos biomas, pois incentiva a exploração sustentável dos recursos da região, no caso da mangaba, a caatinga.
A subvenção permitirá o pagamento de R$ 12 mil e grande parte do dinheiro vai para as mulheres indígenas que são maioria entre os grupos de catadoras da tribo Potiguara, em Baia da Traição, município que dista 70 quilômetros, pelo litoral, de João Pessoa. A safra da mangaba já se encerrou no estado e a venda foi feita em mercados da própria região, segundo os técnicos da Conab.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais