MATO GROSSO: Conab discute perspectivas de inclusão socioprodutiva no estado
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove, nesta quarta-feira (27), diálogo sobre a inclusão socioprodutiva com representantes de cooperativas, associações, extrativistas e órgãos ligados à agricultura e ao extrativismo do estado de Mato Grosso. O evento acontecerá em Várzea Grande e entre os presentes estarão o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, prefeitos, integrantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), entre outros.
Este encontro faz parte do painel “Desafios para a Implementação da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade”, ação que objetiva mostrar as possibilidades de acesso da agricultura familiar e dos extrativistas à PGPM-Bio, ampliando as oportunidade de geração de renda, sem afetar os recursos naturais. Também será tratado a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como um dos principais programas de apoio à para comercialização da produção familiar.
Desenvolvido pela Conab, a PGPM-Bio tem como parceiro o MDA e dá sequência a outro diálogo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com as quebradeiras de coco babaçu do Maranhão.
A intenção é criar um plano de trabalho para atender demandas dos extrativistas do estado, visando a ampliação dos programas no Estado, discutindo possibilidades de apoio comercial a produtos como a borracha extrativa, o pequi, o baru, a castanha do Brasil, a mangaba e o babaçu.
Por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o governo oferece subvenção a 15 produtos do extrativismo. De forma individual ou organizada em associações e cooperativas, os participantes recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, quando a comercialização é realizada por um valor menor que o do preço mínimo fixado pelo governo federal.
Executada desde 2009, a política garante renda ao extrativista, o que permite a manutenção da atividade e a sustentabilidade social, ambiental e econômica junto às comunidades que vivem preservando as matas nativas de suas regiões. Nos últimos sete anos, foram aplicados mais de R$ 27 milhões na política.
Serviço:
Painel “Desafios para a Implementação da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade”
Local: Hotel Portal da Amazônia – Várzea Grande/MT (Av. Couto Magalhães, nº 400)
Horário: 8h
Data: 27 de janeiro de 2016.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais