MINAS GERAIS – Pequi, umbu e macaúba terão cálculo de custos de produção avaliados
Agricultores e extrativistas da região norte de Minas Gerais reuniram-se, nesta semana, com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a elaboração e atualização dos custos de produção de três produtos extrativos locais: umbu, pequi e macaúba.
Na ocasião, os agentes que compõem a cadeia produtiva, tantos os produtores extrativistas quanto representantes de trabalhadores e técnicos dos órgãos de pesquisa, participam de painéis técnicos durante os quais são descritas as etapas da produção, bem como o uso de insumos, mão de obra e demais investimentos para cada cultura.
Esses dados coletados pela Conab servem de base para a elaboração dos valores utilizados no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), no caso dos produtos extrativistas. Os dados serão objeto de análise da situação econômica das culturas e rentabilidade dos produtores e servirão de base para uma nova proposta de preço mínimo dos produtos.
O umbu terá o seu custo de produção elaborado no município de Lontra. Já o pequi e a macaúba terão as atualizações em Japonvar e Mirabela, respectivamente.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais