Conab aperfeiçoa ações de governança e mantém nível nos indicadores do IG-Sest
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) obteve sucesso na implementação de boas práticas de governança corporativa, mantendo o mais alto nível do Indicador de Governança IG-Sest estabelecido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Nas primeiras edições, o objetivo da certificação era avaliar a conformidade, se as empresas cumpriam os índices, mas a novidade deste ciclo é que foi avaliado o nível de sucesso na implementação dos índices. Com isso, a nota final da Companhia subiu mais um ponto em comparação com o ciclo anterior, ficando em 8,9.
O resultado veio em grande parte pelas ações de transparência pública, que chegou a uma pontuação de 9,7, com a gestão do Portal da Conab voltada para o amplo acesso às informações. O certificado também é fruto das melhorias em conformidade realizadas por meio da atuação dos Conselhos e Comitês da Companhia, que ficou acima da média em relação a outras empresas, com pontuação de 7,9. O documento de nível 1 no IG-Sest foi recebido pelo presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues Bezerra, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (23).
A estatal foi uma das únicas totalmente dependentes do Tesouro Nacional a atingir este nível. No mesmo patamar estão empresas como a Petrobras e o Banco do Brasil. Em outro indicador, que avalia a composição e atuação dos Conselhos e Comitês das empresas avaliadas, a Conab também ficou acima da média, com nota de 7,9.
O relatório é elaborado com base em informações e evidências fornecidas pelas empresas à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), que certifica as instituições quanto aos resultados apurados. Na primeira avaliação, realizada em 2017, a Companhia ficou no nível 3, com nota 3,65. Na segunda, feita em maio deste ano, a Conab atingiu o nível 1 com nota 7,9. Os ciclos de avaliação são realizados a cada seis meses.
O IG-Sest é um indicador que possibilita acompanhar o desempenho da qualidade de governança corporativa das estatais federais, para fins de mensuração do cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei 13.303, de 30 de junho de 2016. Empresas públicas podem atingir um dos 4 níveis de classificação, sendo o nível 1 o melhor deles, atribuídos com base em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretorias.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais