Indígenas de RR conhecem programas operados pela Conab
Os povos indígenas de Roraima terão acesso a informações sobre os programas do governo federal operados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante a Primeira Reunião Ampliada das Lideranças Indígenas no estado, que acontece até sexta-feira (5) em Boa Vista, a superintendente da Conab em Roraima, Zélia Holanda Mar, dará ênfase ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos povos indígenas e estimular a participação de novos grupos da agricultura familiar no Programa.
O PAA é um instrumento de estruturação do desenvolvimento da agricultura familiar, acionado após a etapa final do processo produtivo, no momento da comercialização, quando o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado com recursos que remunerem o investimento e a mão de obra e lhe permita reinvestir e custear as despesas de sobrevivência de sua família. Por meio do Programa, a Conab adquire os alimentos de associações ou cooperativas de produtores familiares, com dispensa de licitação. Os alimentos adquiridos são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para entidades, atendidas por programas sociais locais.
O governo federal ampliou o limite de compras do Programa. Agora cooperativas e associações poderão acessar até R$ 6.500,00 na modalidade de compra com doação simultânea, um aumento de 35,4% quando comparado com o limite anterior.
Vendas em Balcão
A superintendente também aproveitará a oportunidade para explicar o funcionamento do Programa Vendas em Balcão, que tem como objetivo viabilizar o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos, a produtos como milho, arroz em casca, trigo e castanha, entre outros.
Os principais beneficiários desta iniciativa são os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, incluindo as microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração. Para se habilitar ao Programa, o interessado deverá efetuar o seu cadastro em uma das unidades operacionais da Conab localizadas na sua região. (Flávia Agnello/ Conab)
Redes Sociais