RORAIMA – Conab se reúne com agricultores familiares nesta sexta-feira (15)
Nesta sexta-feira (15), agricultores familiares de Roraima se reuniram com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No encontro foi realizado um balanço do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia no estado, bem como tratado sobre expectativas e metas no que se refere às ações de apoio à agricultura familiar roraimense.
“Esta foi uma oportunidade para fortalecer com os agricultores e agricultoras sobre as inovações normativas realizadas neste ano para a execução do Programa, rememorar as atualizações dos preços dos produtos comercializados e o ranking dos projetos nos estados, reforçando os principais critérios de ranqueamento”, explica o superintendente regional da Conab em Roraima, Janderson Maués. “Mas não foi só apenas um encontro para celebrar o apoio conquistado. A reunião também permite o aprimoramento para que a atuação do poder público possa trazer cada vez mais resultados concretos na melhoria de vida das pessoas”, salienta.
Neste ano, a Conab em Roraima já contratou 28 projetos da agricultura familiar a fim de apoiar a comercialização dos alimentos produzidos por meio do PAA. Destas propostas, seis são de organizações que têm como fornecedores 100% de famílias indígenas. Ao todo, serão destinados cerca de R$12,5 milhões para auxiliar no escoamento de aproximadamente 2,9 mil toneladas de produtos.
Nessas operações, mais de 880 agricultores e agricultoras familiares que vivem nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Pacaraima, Amajari, Caroebe, São João da Baliza, Uiramutã e Rorainópolis irão fornecer aproximadamente 2,9 mil toneladas de alimentos.
“Estamos trabalhando para ainda formalizar mais cinco propostas ainda neste ano, com o recurso suplementar encaminhado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O processo de contratação já foi iniciado e devemos concluir ainda neste ano. As entregas, todavia, tendem a se iniciar em 2024” reforça Maués.
Neste ano, tiveram prioridade de venda ao PAA povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados (as) da reforma agrária, pescadores(as), juventude rural, entre outros, assegurando a justiça de gênero, com participação de no mínimo 50% de mulheres.
PAA/CDS – A Compra com Doação Simultânea tem como finalidade o apoio aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a partir da aquisição de sua produção. Os alimentos são obtidos com recursos do MDS e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, e demais entidades de atendimento acompanhadas pelos conselhos municipais e estaduais de políticas temáticas.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais