Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com IFMT, Conab participa de abertura do Projeto Maria Terra, em Cuiabá
Início do conteúdo da página

Em parceria com IFMT, Conab participa de abertura do Projeto Maria Terra, em Cuiabá

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 11h41

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), participa até amanhã (13) de atos do Curso de Formação para Extensionistas e Coordenadores de Polos - Coordenação Geral do Projeto de Extensão “Maria Terra”.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã da terça-feira (11) e contou com a presença da diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, e da superintendente regional da Companhia no estado, Francielle Tonietti Capilé. Além de diversas autoridades, participaram do evento 150 agricultoras que foram selecionadas e serão beneficiadas pelo projeto.

A diretora Rosa Neide falou sobre a autonomia das mulheres do campo, por meio do projeto Maria Terra: “Essas mulheres terão formação, assistência técnica, equipamentos e a coordenação do Instituto Federal, para que elas possam, num futuro próximo, ter autonomia, plantando, colhendo e vendendo”. 

O projeto Maria Terra é executado por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (Funadif) e tem como objetivo prestar assessoria técnica e capacitação aos coletivos, às associações e às cooperativas da agricultura familiar, presididas por mulheres, para o fortalecimento e estruturação de atividades de produção de alimentos, qualificando-as para a comercialização junto à Conab.

“A gente vai integrar mulheres com capacitação e com assistência técnica para que as agricultoras possam participar das políticas da agricultura familiar executadas pela Conab”, disse  a superintendente regional da Conab, na abertura do evento. 

O Projeto visa promover ações de pesquisa, formação, organização e acompanhamento de grupos de mulheres camponesas, agricultoras, coletivos de mulheres provenientes de povos e comunidades tradicionais, em situação de vulnerabilidade econômica e social, em Mato Grosso, a fim de estimular sua autonomia produtiva, sua emancipação social, por meio de um melhor acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além disso busca estimular a organização de associações, cooperativas e empreendimentos de economia solidária, fortalecendo assim as iniciativas dessas pequenas produtoras rurais da região, e fomentando a geração de renda, o escoamento produtivo e uma melhor segurança alimentar e nutricional para estas pessoas.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página