Guatemala busca experiência brasileira em sistema de armazenamento
As ações do governo brasileiro voltadas para o abastecimento social e para a armazenagem devem auxiliar na elaboração de condutas a serem tomadas pelo Instituto Nacional de Comercialização Agrícola da Guatemala (Indeca) a fim de garantir a seguridade alimentar do país latino-americano. Esse compartilhamento de experiências é um dos objetivos da Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Guatemala, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Secretaria de Planejamento e Programação da Presidência da República da Guatemala (Segeplan). Na ocasião, o coordenador de Relações Internacionais da Companhia, Marisson Marinho, representa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Durante as reuniões, ficou estabelecido que a atuação da Companhia ocorrerá de forma a auxiliar no aprimoramento de tecnologias de armazenagem e controle de qualidade da rede armazenadora de produtos agrícolas da Guatemala.
O coordenador da Conab lembra que o sistema de armazenamento é um fator estratégico quando se pensa na segurança alimentar e no fortalecimento dos produtores. “A armazenagem permite que seja possível garantir um fluxo de abastecimento constante no país ao longo de um determinado período. Ao mesmo tempo, o sistema de armazenamento possibilita ao produtor, às empresas comercializadoras de grãos e às cooperativas condições mais adequadas para manter a qualidade de seus produtos, permitindo maior autonomia na comercialização de sua produção”, reforça Marinho.
Neste sentido, além das missões a serem realizadas para o compartilhamento de experiências a fim de desenvolver melhores práticas de armazenamento no país guatemalteco, a expectativa é que seja realizado um seminário internacional de armazenagem e controle de qualidade.
Os trabalhos tiveram início nesta segunda (12) e seguiram até quarta-feira (14). Neste dias, os participantes revisaram, validaram e aprovaram os projetos de cooperação técnica que irão integrar a pauta de cooperação entre os países para o biênio 2024/2026.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256 / 6389
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais