Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atuação da Conab garante desenvolvimento em Arapiraca
Início do conteúdo da página

Atuação da Conab garante desenvolvimento em Arapiraca

  • Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2012, 13h05

A renda per capita do município alagoano de Arapiraca aumentou 69% desde 2005, quando teve início a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na região.  A economia da cidade, que tem como base a agricultura familiar, cresceu 76,65% entre 2006 e 2010, segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE. Na última semana, o presidente da Companhia, Rubens Rodrigues dos Santos, foi conhecer de perto a realidade da região reconhecida como modelo de sucesso dos programas operacionalizados pela Conab.

 

Cerca de mil refeições com alimentos da agricultura familiar são servidas diariamente no restaurante popular de Arapiraca, em uma ação conjunta com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a prefeitura local. Nas escolas, a merenda também tem como base a produção agrícola da região. A Conab faz a ponte entre os pequenos produtores e o mercado, por meio de políticas de apoio à comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O fortalecimento da agricultura familiar na região levou a presidenta Dilma Roussef a lançar o Programa Brasil Sem Miséria em Arapiraca, em 2011.

 

"Quando entramos com nossos programas, a saca de farinha de mandioca custava R$ 36. Hoje, está a R$ 110,00, bem acima do preço de referência, a renda dos produtores está garantida e não é mais necessária a atuação da Companhia como regulador do mercado", destaca Rubens Rodrigues dos Santos.  Entre 2005 e 2011, os 26 mil produtores familiares de farinha de mandioca do Agreste de Alagoas venderam 11.738 toneladas do produto à Conab.

 

"Esse programa do governo é muito bom porque tira o atravessador do caminho e, com isso, melhora nossa renda", avalia Evaldo Pereira, presidente da Cooper-Agro (Cooperativa Agropecuária de Campo Grande). Produtores de abacaxi também aproveitaram a presença do presidente da Conab para agradecer a atuação da Companhia. "Hoje sabemos que vamos plantar, colher e ter para quem vender a preço justo", afirmou Michele Martins, Secretária da Associação dos produtores de Abacaxi do Agreste de Alagoas.

 

O presidente da Conab também visitou uma empacotadora de farinha e reuniu-se com o prefeito, Luciano Barbosa, o secretário municipal de Agricultura, Manoel Henrique, Cavalcante, e a prefeita eleita de Arapiraca, Célia Rocha. O encontro, no Centro Administrativo Municipal, contou com a presença do superintendente da Conab em Alagoas, Eliseu Rêgo, e de representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Alagoas (Fetag), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca, da Câmara Setorial da Mandioca e da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Agreste de Alagoas (Cooperal).

 

"Um total de 98% dos produtores de Arapiraca têm de 1 a 10 hectares de terra. O desafio hoje é buscar alternativas de agricultura que mantenham a reforma agrária natural da região e a Conab apoiará no que for necessário", avaliou o presidente da Conab ao final da visita. (Assessoria de Imprensa - CONAB)

 

Mais informações para a imprensa:

CONAB/AL - Superintendente: Elizeu José Rêgo

(82) 3358-6145

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Comunicação Social - Conab

(61) 3312.6338

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.conab.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página