Extrativistas e agricultores da Amazônia têm curso de capacitação
A Conab continua levando ao interior da Região Amazônica o plano de capacitar extrativistas e agricultores familiares para participarem do processo de compra de produtos da sociobiodiversidade e regionais.
Esta semana, a técnica Regina Célia Santos, da Gerência de Acompanhamento e Controle das Ações da Agricultura Familiar (Gecaf/Supaf), ministra curso sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para agricultores de Manaus e regiões próximas. O trabalho tem participação do pessoal da superintendência regional no estado.
Já para o mês de agosto, é a técnica Martha Helena Macedo, da Gerência de Produtos da Sociobiodiversidade (Gebio/Sugof) que vai até Lábrea, no Pará, para atender extrativistas para a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A última etapa deste trabalho foi realizado há duas semanas, onde a técnica capacitou extrativistas de Boca do Acre/AM, em trabalho de parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Pela PGPM-Bio, a Conab oferece uma subvenção direta, pagando um bônus ao extrativista, depois que ele comprova que fez a venda de seu produto por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. No caso do PAA, a Companhia compra o produto agrícola por um preço que garante a sustentação da renda da família do agricultor familiar.
Os produtos podem ser estocados ou doados a instituições que atendem pessoas carentes do interior dos estados, de acordo com a parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).
(Raimundo Estevam/Conab)
Redes Sociais