Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conab adota medidas para agilizar entrega de milho no Nordeste
Início do conteúdo da página

Conab adota medidas para agilizar entrega de milho no Nordeste

  • Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2012, 11h48

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estuda alternativas para a situação emergencial de escassez de milho no semi-árido nordestino. Medidas para agilizar o abastecimento foram discutidas nesta terça-feira (21), em Salvador, pelo presidente da Companhia, Rubens Rodrigues dos Santos, com os superintendentes regionais dos estados do Nordeste. A região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos.

 

As portarias interministeriais 470 e 601/12 autorizaram a remoção de 400 mil toneladas de milho para atendimento aos pequenos criadores dos municípios amparados pela Sudene. As operações, no entanto, enfrentam problemas de transporte devido a fatores como o crescimento da demanda por frete e as novas regras para o transporte rodoviário previstas no Estatuto do Motorista (Lei 12.619), que aumentaram o tempo de entrega e oneraram as tarifas. A situação foi agravada pelos protestos dos caminhoneiros contra o Estatuto.

 

Diante deste cenário, a Conab buscará a suspensão da medida Interministerial 034/ 2004, que estabelece que as indicações de estoques devem obedecer ordem de prioridade. Com a medida, a companhia pretende aumentar o número de origens, melhorando o fluxo de embarques para o Nordeste. Outra ação que dará agilidade às remoções será o ensacamento, na origem, da maior quantidade possível de milho.

 

As Superintendências regionais, por sua vez, se comprometeram a avaliar e reencaminhar a capacidade de recepção do produto nos pólos de distribuição e nas Unidades Armazenadoras, compatibilizando com a capacidade de embarque na origem. Além disso, encaminharão à matriz, ainda esta semana, as demandas de cada Estado para os próximos 60 dias.

 

Simultaneamente às medidas de curto prazo, será elaborado estudo de viabilidade de transporte marítimo com origem no Porto de Vitória. Tais operações teriam início ainda este ano.

 

A Conab reitera que a situação enfrentada se deve a fatores alheios à vontade da empresa e assegura que todos os esforços estão sendo realizados em busca de soluções rápidas e efetivas.

 

 

Mais informações para a imprensa:

Comunicação Social - Conab

(61) 3312.6386 / (61) 3312.6338

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

www.conab.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página