Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeiro leilão de milho para atender municípios da Sudene será dia 27
Início do conteúdo da página

Primeiro leilão de milho para atender municípios da Sudene será dia 27

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2013, 08h00

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar, no próximo dia 27 de março, a operação de compra de 50 mil toneladas de milho em grão ensacado. Este é o primeiro dos seis leilões previstos na Portaria Interministerial n° 115, publicada no Diário Oficial no início deste mês, que prevê a compra de 300 mil toneladas de milho para reabastecimento dos estoques do Programa de Venda em Balcão. O produto será destinado aos pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, sediados nos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que utilizam o grão na ração animal.

Uma novidade nesta operação é o fato de que os lotes comprados pela Companhia deverão ser entregues pelos fornecedores (produtores rurais, cooperativas e comerciantes) no local de atendimento do programa definido pela Conab, já ensacados. “Isso vai garantir uma agilidade maior na disponibilização do milho para os criadores, uma vez que no modelo antigo o produto tinha que ser transportado e ensacado nas nossas Unidades Operacionais”, explica Marcelo Melo, diretor de Operações e Abastecimento da estatal. De acordo com o edital, o  período da entrega do produto é de 8 de abril a 8 de maio de 2013. Já o preço do milho será estabelecido de acordo com os parâmetros de mercado.

Os estados que devem receber o milho são: Alagoas (Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema), Bahia (Entre Rios, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Ribeira do Pombal, Seabra e Vitória da Conquista), Ceará (Crateús, Icó, Maracanaú, Senador Pompeu e Sobral), Espírito Santo (Colatina), Maranhão (São Luís), Minas Gerais (Montes Claros), Paraíba (Campina Grande, João Pessoa e Monteiro), Pernambuco (Arco Verde e Recife), Piauí (Floriano, Parnaíba e Teresina), Rio Grande do Norte (Caicó, Jerônimo Câmara, Mossoró e Umarizal) e Sergipe (Itabaina).

O atendimento do Programa de Vendas em Balcão segue em operação especial até o dia 31 de maio, de acordo com a Portaria nº 103, de 27/02/13, que estabelece a venda do milho a preço subsidiado na região da Sudene. (Antônio Marcos da Costa, com Mônica Simões/ Conab)

registrado em:
Fim do conteúdo da página