Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Brasil doará arroz como ajuda humanitária para a Nicarágua
Início do conteúdo da página

Brasil doará arroz como ajuda humanitária para a Nicarágua

  • Publicado: Quarta, 26 de Fevereiro de 2014, 13h43

O Brasil vai doar 600 toneladas de arroz beneficiado para a Nicarágua. O grão é oriundo de uma operação de troca de arroz que foi realizada via leilão eletrônico, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última segunda-feira (24).

 

O prazo para a entrega do produto no porto de Rio Grande é dia 25 de março, local de onde o produto seguirá para a exportação. Esta é a primeira participação do governo brasileiro no Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas em 2014. Além desta operação, outra está prevista para o segundo semestre, no mês de setembro.  

 

Neste tipo de leilão, o participante oferece o produto beneficiado e, em troca, recebe uma quantidade maior de produto "in natura".  Além de beneficiar o produtor, esse tipo de operação também permite tornar a doação internacional mais ágil, uma vez que o arroz já vem embalado e com a documentação pronta para exportação. 

 

A ação objetiva auxiliar famílias de países em situação de insegurança alimentar e nutricional, de acordo com lei federal (Lei 12.429, de 20/06/2011). A legislação autoriza o governo federal, por meio da Conab, a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional. O órgão responsável pela definição dos quantitativos e os destinatários das doações é o Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

 

 Reoferta - No próximo dia 12 de março, a Conab realiza a mesma operação de troca, desta vez para atender países que abrigam  refugiados em ação coordenada pela Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados da Palestina (UNRWA). Serão cinco leilões para envio de  1.226 t para a Síria, 366 t para a Jordânia, 225,7 t para a CisJordânia, 3.536 t para Gaza  e 397,7 t para o Líbano. Essas operações fazem parte de uma reoferta, uma vez que o último leilão de troca de arroz, ocorrido nesta terça-feira (25), não teve interessados.   (Antônio Marcos da Costa / Conab)


Mais informações para a imprensa:

 

Superintendência de Marketing e Comunicação

Gerência de Imprensa

(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256

i

registrado em:
Fim do conteúdo da página