Integridade
A Conab aderiu, espontaneamente, ao Programa de Fomento à Integridade Pública (PROFIP) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em 31 de maio de 2017. Programa, este, criado com o objetivo de incentivar e capacitar os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional a implementarem Programas de Integridade, também conhecidos como compliance anticorrupção, de forma que tais instituições tenham um instrumento eficaz de prevenção. Houve a participação de várias áreas da Companhia com a finalidade de elaborar o Plano de Integridade de 2018-2020. A instituição do Programa foi baseado nos 4 (quatro) eixos: comprometimento e apoio da alta administração; instância responsável pelo Plano de Integridade; análise de risco; e, monitoramento contínuo.
Atualmente, o Plano de Integridade em vigor é referente ao biênio 2021/2023.
Ao executar o programa de integridade da Conab são esperados, no mínimo, os seguintes benefícios:
a) prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta;
b) estímulo à cultura da ética;
c) aprimoramento da gestão de riscos;
d) fortalecimentos dos controles internos;
e) melhoria dos resultados e serviços prestados e promoção da imagem institucional
Instrumentos de apoio ao Programa de Integridade da Conab:
A Conab possui, dentre outros os seguintes instrumentos de apoio ao Programa de Integridade:
Código de Conduta Ética e Integridade
Política de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos
Política de Divulgação de Informações
Política de Transações com Partes Relacionadas
Política de Governança Corporativa e Integridade
Norma Classificação de Informação em Grau de Sigilo
Norma de Gestão de Riscos Corporativos
Norma de Procedimentos Disciplinares
Norma de Prevenção ao Conflito de Interesses
Áreas de Apoio ao Programa de Integridade da Conab:
Além da Alta Administração que é responsável pela aprovação, implantação estratégica e supervisão do Programa de Integridade da Conab, as seguintes áreas são responsáveis por apoiar a sua implementação:
Presidência da Conab - Deverá o Diretor-Presidente da Conab, sem o prejuízo de outras regras, reportar à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração sobre o andamento da execução das ações de integridade.
Superintendência de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos (Sucor) - com suas competências, atribuições e responsabilidades regulamentadas no Estatuto Social da Conab atua em diversas frentes relacionadas à riscos e controles internos, inclusive na verificação do cumprimento do Código de Ética e Integridade;
Corregedoria Geral - subordina-se hierárquica e institucionalmente ao Conselho de Administração e tem por objetivo exercer as atividades relacionadas à prevenção e apuração de irregularidades no âmbito da Companhia;
Ouvidoria Geral – vinculada ao Conselho de Administração, é a unidade de controle e participação social responsável pelo tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios relacionados à Conab;
Comissão de Ética - A Comissão de Ética da Conab faz parte do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. Como órgão local, promove atividades sobre a conduta ética, orienta e aconselha dirigentes e empregados nos assuntos relacionados à ética profissional do empregado público e apura responsabilidades ou procedimentos contrários.
Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual - A Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual dentre outras atribuições, é responsável pelo fomento ao comportamento ético, pela a promoção de condutas respeitosas no ambiente de trabalho, o que passa necessariamente pelo incentivo à adoção de posturas íntegras.
Auditoria - A auditoria interna é a atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para agregar valor e contribuir para a melhoria das operações da Conab, auxiliando-a a alcançar seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
Dúvidas sobre integridade?
Integridade e Você
- Parte 1 (704 Downloads)
- Parte 2 (548 Downloads)
- Parte 3 (710 Downloads)
- Parte 4 (554 Downloads)
- Parte 5 (539 Downloads)
- Parte 6 (589 Downloads)
- Parte 7 (596 Downloads)
- Parte 8 (779 Downloads)
- Parte 9 (533 Downloads)
- Parte 10 (545 Downloads)
- Parte 11 (471 Downloads)
- Parte 12 (488 Downloads)
- Parte 13 (405 Downloads)
- Parte 14 (339 Downloads)
- Parte 15 (384 Downloads)
- Parte 16 (381 Downloads)
- Parte 17 (346 Downloads)
- Parte 18 (381 Downloads)
- Parte 19 (316 Downloads)
- Parte 20 (335 Downloads)
- Parte 21 (256 Downloads)
- Parte 22 (260 Downloads)
- 25/11/20
- 09h47
Plano de Integridade
- 18/04/19
- 12h24
Redes Sociais