Gestão Estratégica
O Conselho de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aprovou, em dezembro de 2015, conforme Resolução Conad n.º 015/2015, o Plano de Trabalho da retomada coordenada da gestão integrada da estratégia, programas, projetos e operações da Conab, com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos estruturais de gestão da Companhia.
O Plano de Trabalho direcionado à gestão estratégica contempla quatro blocos de atuação:
- - Planejamento Estratégico
- - Gestão de Processos
- - Gestão de Projetos
- - Estrutura Organizacional
A gestão estratégica da Conab visa garantir que a organização se perpetue ao longo do tempo e desenvolva seu potencial continuamente, cumprindo com a sua missão institucional.
Construir uma empresa moderna, ágil e capaz de dar respostas rápidas e eficazes às demandas da sociedade, com foco em uma estratégia de crescimento, é o objetivo permanente.
Planejamento estratégico
O projeto do Planejamento Estratégico da Conab foi desenvolvido utilizando-se da metodologia de Balanced Scorecard (BSC), de forma compartilhada, pela Diretoria Colegiada, Superintendentes de Área e corpo funcional.
Missão: Contribuir para o abastecimento, a segurança alimentar e nutricional, a produção, a geração de renda e informações agropecuárias.
Visão: Ser referência na produção de informações agropecuárias, na execução de políticas de abastecimento e combate à fome, de fomento a produção de alimentos básicos e saudáveis e de fortalecimento da agricultura familiar.
Valores:
- Integridade nos procedimentos, processos e resultados
- Ética nas relações interpessoais e no trato com a coisa pública
- Foco na superação dos desafios
- Qualidade e regularidade na entrega, na execução de políticas e serviços pautados na sustentabilidade, com eficiência e eficácia
- Valorização Funcional, geracional e da dignidade humana
- Promoção de ações que visam a autonomia e inclusão das mulheres
Mapa estratégico
O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais. Os propósitos do mapa são definir e comunicar, de modo claro e transparente, a todos os níveis gerenciais e servidores, o foco e a estratégia de atuação escolhidos pela Conab e a forma como suas ações impactam no alcance dos resultados desejados, além de subsidiar a alocação de esforços e evitar a dispersão de ações e de recursos.
O mapa estratégico da Conab está estruturado em três perspectivas: resultados à sociedade, foco de atuação e processos de suporte. Essas perspectivas representam um encadeamento lógico da estratégia de atuação da Companhia. Cada uma engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pela Conab no alcance de sua visão de futuro e no cumprimento de sua missão institucional.
A tradução da estratégia por meio do mapa cria referencial comum e de fácil compreensão para unidades e servidores da organização.
Indicadores e metas
Os indicadores de desempenho são ferramentas de monitoramento que permitem controlar a performance da Companhia no que se refere ao alcance das metas estipuladas e à busca de seus objetivos estratégicos, de forma estruturada e aprofundada. Esses referenciais podem ser definidos individualmente por cada objetivo estratégico vinculado, de acordo com seu segmento, seus parâmetros e suas metas.
Os indicadores de desempenho fazem parte do escopo do Planejamento Estratégico da Conab definido para o período de 2022 a 2026 e estão associados diretamente a um ou mais objetivos do mapa estratégico. Devem demonstrar em que medida os objetivos estratégicos estão sendo alcançados no contexto da execução estratégica.
Cadeia de valor e macroprocessos
A cadeia de valor da Conab permite uma visão lógica e estruturada do funcionamento interno da organização, com definição das entradas e saídas de cada macroprocesso, dos relacionamentos existentes entre eles e entre os principais públicos-alvo dos produtos e serviços da Companhia, estabelecidos sob a ótica dos valores gerados e dos resultados esperados segundo as necessidades do Estado e da sociedade.
Trata-se de um elemento inovador para subsidiar os principais requisitos estratégicos para que os macroprocessos mapeados suportem a estratégia estabelecida no Planejamento Estratégico 2025-2029.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Redes Sociais